Como o governo pretende reduzir preço dos carros populares
Em entrevista a Natuza Nery, Carlos Góes comenta efeitos práticos da medida tomada pelo governo Lula. O governo anunciou nesta quinta-feira (25) o corte de impostos para reduzir preço de carros populares em até 10,96%. A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil e pode fazer com que os carros populares novos voltem a custar menos de R$ 60 mil, segundo o setor automotivo. Em entrevista a Natuza Nery , o colunista do jornal O Globo Carlos Góes e o jornalista André Paixão explicam quais devem ser os efeitos práticos da medida anunciada e quais os rumos da política industrial no governo Lula. "O governo precisa justificar muito bem [o corte de impostos], em especial em um contexto de ajuste fiscal para dar subsídio a grandes empresas em um contexto em que você está pedindo para a sociedade fazer um ajuste fiscal em outras margens. Esse é o grande risco que a gente precisa debater. O Congresso precisa debater e o governo precisa ser transparente nessa margem", diz Góes. Afetadas por protesto dos caminhoneiros, montadoras seguem sem produção Terezinha Almeida/ TV Vanguarda Góes, que é diretor do Instituto Mercado Popular, defende um maior investimento em pesquisa científica de base, fazendo com que os setores sirvam como um "efeito dominó" para a economia. Para ele, a política industrial voltada para o setor automobilístico vai no sentido oposto. "O setor automotivo não é um setor que fornece insumos pra outro setores da economia. Na verdade, ele está no final da cadeia produtiva e usa muitos insumos." Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto Episódios anteriores: Brasil está entre 'os países mais atrasados' em política de drogas, diz criminalista Bolsonaristas devem usar CPI do MST para ganhar apoio do agronegócio e evitar punição pelo 8 de janeiro Governo anuncia corte de impostos com objetivo de reduzir preço de carros populares
Em entrevista a Natuza Nery, Carlos Góes comenta efeitos práticos da medida tomada pelo governo Lula. O governo anunciou nesta quinta-feira (25) o corte de impostos para reduzir preço de carros populares em até 10,96%. A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil e pode fazer com que os carros populares novos voltem a custar menos de R$ 60 mil, segundo o setor automotivo. Em entrevista a Natuza Nery , o colunista do jornal O Globo Carlos Góes e o jornalista André Paixão explicam quais devem ser os efeitos práticos da medida anunciada e quais os rumos da política industrial no governo Lula. "O governo precisa justificar muito bem [o corte de impostos], em especial em um contexto de ajuste fiscal para dar subsídio a grandes empresas em um contexto em que você está pedindo para a sociedade fazer um ajuste fiscal em outras margens. Esse é o grande risco que a gente precisa debater. O Congresso precisa debater e o governo precisa ser transparente nessa margem", diz Góes. Afetadas por protesto dos caminhoneiros, montadoras seguem sem produção Terezinha Almeida/ TV Vanguarda Góes, que é diretor do Instituto Mercado Popular, defende um maior investimento em pesquisa científica de base, fazendo com que os setores sirvam como um "efeito dominó" para a economia. Para ele, a política industrial voltada para o setor automobilístico vai no sentido oposto. "O setor automotivo não é um setor que fornece insumos pra outro setores da economia. Na verdade, ele está no final da cadeia produtiva e usa muitos insumos." Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto Episódios anteriores: Brasil está entre 'os países mais atrasados' em política de drogas, diz criminalista Bolsonaristas devem usar CPI do MST para ganhar apoio do agronegócio e evitar punição pelo 8 de janeiro Governo anuncia corte de impostos com objetivo de reduzir preço de carros populares