Médica ensina 6 dicas para prevenir a prisão de ventre nas férias

Médica ensina 6 dicas para prevenir a prisão de ventre nas férias

Existem diferentes motivos que causam a prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal. O consumo em excesso de açúcares, gorduras e alimentos industrializados, por exemplo, contribuem para o problema, mas até a mudança de rotina causada por viagens pode influenciar no funcionamento do trânsito intestinal.

 

A prisão de ventre é mais comum em mulheres, crianças e idosos. O quadro pode, inclusive, estar relacionado a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorróidas, fissuras anais e câncer colorretal.

 

A médica coloproctologista Aline Amaro, de Brasília para a importância de se consultar com um médico ao perceber problemas. “Se as fezes estiverem muito ressecadas ou muito finas, se surgirem sinais de sangramento ou se acontecer um emagrecimento constante sem nenhuma explicação aparente, é indispensável procurar um especialista”, afirma.

Em períodos de festas, comemorações e passeios, ela lista seis dicas para evitar prisão de ventre:

 

1. Consumir água e fibras

Aline recomenda que uma pessoa adulta deve ingerir, em média, 25 g de fibra e 2 litros de água diariamente. Caso contrário, acontece alteração no funcionamento intestinal, o que aumenta os riscos de constipação.

2. Ir ao banheiro sempre que tiver vontade

Quando se ignora a vontade de ir ao banheiro, o funcionamento do intestino é prejudicado e faz com que ele fique bloqueado. “É importante ficar atento e sempre atender à necessidade de evacuar”, diz a médica.

3. Não exagere no álcool

Consumir bebida alcoólica causa aumento do volume de urina e desidrata as fezes, favorecendo o quadro de prisão de ventre.

 

4. Consumir mais frutas

As frutas, explica Aline, são ótimas para prevenir a prisão de ventre. “A maneira ideal de consumi-las é com casca, pois são ricas em fibras”, explica.

5. Evitar os seguintes alimentos

  • Arroz;
  • Batata;
  • Farinha de trigo;
  • Sucos de goiaba e limão;
  • Mandioca;
  • Pão branco.

A coloproctologista ensina que algumas comidas acabam piorando a condição. Ela lembra que alguns alimentos aumentam o desenvolvimento de gases, como batata doce, brócolis, couve-flor, ervilha, leite, ovo, uva passa e verduras em geral.

6. Praticar atividade física

Além dos benefícios para a saúde, exercitar-se nos dias em que estiver viajando melhora o funcionamento do intestino e auxilia na prevenção da constipação. Aline recomenda pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.